sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mais exercícios!!!

Então pessoal, como falamos ontem, aqui está o gabarito das questões, espero que tenham acertado:
1-a
2-b

E aqui vão mais duas questões, só pra continuarmos no ritmo de aprendizado.

Até a próxima postagem.

Bons estudos!!! 


Exercícios sobre Fernando Pessoa e seus heterônimos:

1- “Olho o Tejo, e de tal arte Que me esquece olhar olhando, E súbito isto me bate De encontro ao devaneamento — Que é ser — rio, e correr? O que é está-lo eu a ver?”

As relações entre o homem e a natureza sempre estiveram presentes nas obras literárias. Nos versos acima, de Fernando Pessoa, ortônimo, a visão do rio Tejo produz, no eu-lírico do poema:

a) indiferença, porque não gera nenhuma reflexão.

b) oposição entre a sua alma e a do rio.
c) saudade, visto ter sido o Tejo a porta de saída dos portugueses para as grandes conquistas.
d) integração com a natureza que o leva a refletir sobre a existência e a contemplação do rio.
e) desilusão, porque o homem está matando o rio.

Resposta: D

2- I. “Ah, o mundo é quanto nós trazemos. Existe tudo porque existo”.
II. “Da minha pessoa de dentro não tenho noção de realidade. Sei que o mundo existe, mas não sei se existo”.

Lendo comparativamente os dois fragmentos, e considerando a proposta poética pessoana, pode-se afirmar que:
a) Tanto em Alberto Caeiro como em Fernando Pessoa “ele mesmo”, o eu é sempre uma identidade “fingida”.
b) Há uma espécie de neo-romantismo em Fernando Pessoa, devido ao centramento no eu.
c) Observa-se uma permanência do naturalismo do século XIX, devido ao naturismo de Caeiro.
d) Em ambos, observa-se uma mesma relação entre o eu e o mundo.

Resposta: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário